Inglaterra – Residence Card

Mudar de país significa enfrentar um milhão de burocracias. E hoje vou contar como foi o procedimento para tirar o cartão de residência do Reino Unido.

Antes de tudo, o cartão de residência contém as informações necessárias do tipo de visto que você tem e o que ele permite você fazer (por exemplo: permissão para trabalhar). Ele é utilizado para imigrações, identidade, trabalho, etc… e vale por 5 anos.
Image result for residence card uk

O que você deve fazer? 

Primeiro passo
Se você estiver se mudando do Brasil para cá, é necessário entrar em contato com o consulado do Reino Unido e ver se você precisa de um algum visto diferente do de turista para evitar problemas na imigração. Essa parte eu não vou entrar em detalhes, porque não precisei fazê-la, pois já morava na união europeia, então não sei com aptidão. Preciso reforçar também que as burocracias provavelmente mudarão, pois o Reino Unido está saindo da União Europeia. De qualquer forma, o primeiro passo é sempre checar as regras de imigração do país e entrar em contato com o consulado.

Segundo passo 
Depois que você chegar no Reino Unido, precisará entrar no site oficial do governo (link aqui), clicar na sessão de imigração e ler todas as informações necessárias. É importante analisar qual tipo de visto que você vai aplicar, seja de estudante, de trabalho, de cidadão da união europeia, de dependente de alguém, de “procurando trabalho”, etc… existe milhares alternativas. Nesta sessão você também irá encontrar um formulário (de 100 páginas rs) para preencher a aplicação.

screen shot 2019-01-08 at 6.54.59 pm

Terceiro passo
Vai aparecer uma tela cheia de informações, mas vou explicar como eu fiz o meu e deu certo. E aí você aplicará para o Residence Card. No meu caso, eu sou cônjuge de um cidadão da União Europeia que tinha trabalho aqui, então se esse for seu caso, vai perceber que não é obrigatório fazer o cartão, porém isso ajuda quando você entrar/sair do país, e também alguns empregadores podem não te aceitar sem o Residence Card, entre outras dificuldades.

screen shot 2019-01-08 at 7.00.41 pm
Quarto passo
Você escolherá qual opção se enquadra e aparecerá um formulário em PDF gigante para ser impresso e preenchido. Não é necessário preencher tudo, apenas o que você se enquadra, por isso é importante ler com atenção e checar, pois qualquer erro pode resultar na negação do seu pedido.

Quinto passo
Reunir todos os documentos necessários que provem que você pode morar aqui, e em inglês. Se seus documentos originais estiverem em outra língua, faça uma tradução juramentada antes. No meu caso, meu esposo tem cidadania europeia e tinha trabalho aqui, então reuni meu passaporte, certidão de casamento, fotos de nós dois, contrato de apartamento para mostrar que já moramos juntos, contrato de trabalho dele, holerites, enfim… tudo que prova que realmente somos um casal e que temos direito de morar aqui.

Sexto passo
Depois de reunir todos os documentos e preencher o formulário, você irá ao correio e enviar para o endereço (mencionado no próprio). Eu sei que dá medo de enviar tudo pelo correio, mas você pode avisar o funcionário que é para esse fim e ele provavelmente lhe oferecera um serviço que entrega no dia seguinte e com mais segurança. Eu aconselho a contratar esse serviço.

Sétimo passo
Você receberá uma cobrança da taxa, que na data de hoje é £65.

Oitavo passo
Você receberá um email do Home Office dizendo que receberam seus documentos e que analisarão os dados.

Nono passo
Chegará uma carta na sua casa pedindo para você ir até um Post Office cadastrar sua biometria. A taxa é de £20. Verifique o tipo de Post Office que realiza esse tipo de serviço, não são todos.

Décimo passo
Chegará uma carta
dizendo que você pode trabalhar no Reino Unido (isso se o seu caso envolve permissão de trabalho) mesmo sem estar com seus documentos em mãos. A carta serve mais para você apresentar para o seu empregador.

Décimo primeiro passo
Seus documentos chegarão todos de volta juntamente com uma carta lhe avisando que em breve receberá seu residence card e que precisará ser recebido em mãos, provando sua identidade ao entregador.

Décimo segundo passo
Você recebe seu Residence Card em casa.

O processo do Residence Card ficar pronto pode demorar até 6 meses. O meu demorou 1 mês. Eu não sei como será depois do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), mas por enquanto foi assim.

Espero que eu tenha ajudado!

2 comentários sobre “Inglaterra – Residence Card

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s